Páginas

22 de set. de 2021

O trabalho dos profissionais de Bibliotecas escolares no contexto da pandemia COVID-19

 Noemia Fabiola Costa do Nascimento/ Professora da rede pública de ensino.


Estava no 12º andar de uma autarquia federal quando caiu em minhas mãos uma revista. Era a Revista Forbes. Folheando o impresso me detive num artigo que tratava sobre liderança. Na época, estava concluindo a habilitação de administração escolar e o artigo me inspirou...e hoje 2021 continua a me inspirar, ao ponto de compartilhar com você leitor/internauta de Blog dessa minha reflexão. 

Você sabe de qual elemento químico é feito o Diamante e o Carvão? 

Não!? ….Exato...o Carbono!!!! 

O diamante e o carvão são formados pela substâncias: o carbono. Mas as semelhanças acabam por aqui. 

Os processos de formação do diamante e do carvão são extremamente diferentes. De modo rudimentar pode-se explicar que os diamantes são obtidos sob altíssimas pressões a partir do magma presente no interior da Terra (bem abaixo da crosta). Já o carvão surge de um processo bem mais simplificado e acessível, ele é obtido a partir da decomposição de folhas, vegetação e árvores. O carvão é formado a partir das mudanças físicas e químicas propícias a essas condições, num tempo bem inferior ao que origina o diamante. Daí, seus valores no mercado sejam extremamente diferentes. Assim, também são os profissionais no mercado de trabalho. 

Você poderá está agora se questionando: O que isso tem a haver comigo? Eu, enquanto Gestor? Gerente? Diretor? Simplesmente tudo, ou nada. 

As pessoas com as quais trabalhamos cotidianamente são como diamantes brutos, prestes a serem lapidados e tornarem-se outros diamantes, ou escurecidos, apagados pela fuligem do carvão. Tudo depende do Gestor, do Gerente, do Diretor, ou melhor, do tipo de liderança exercida por essas pessoas investidas nesses cargos. Que tipo de liderança você desenvolve: Carvão ou Diamante? 

Vamos continuar refletindo sobre as características do diamante e do carvão?! O diamante é extremamente duro, para lapidar um diamante somente outro diamante. Ele é usado para perfurar as profundezas do mar para achar o ouro negro, o petróleo. Ao passo que o carvão é extremamente frágil e quebradiço. Até chega a riscar o papel, mas facilmente se apaga, borra-se na folha de celulose. 

Assim, é a liderança exercida na vida real. O líder carvão busca constantemente apagar, boicotar os possíveis insights da sua equipe de trabalho, não estimulando o crescimento, a criatividade, a autonomia, a motivação e a valorização do grupo. Não deixa marcas importantes de seu trabalho nas pessoas que lidera. Enquanto isso, o líder diamante respeita as ideias, proporciona o desenvolvimento individual, impulsiona a autonomia dos seus liderados. Sua dureza está marcada na capacidade de transformar com sua habilidade profissional todos os sonhos compartilhados no trabalho e pôr brilho em todos da equipe ao seu redor. 

Pessoas são como diamantes. Aprender a lapidar-se leva tempo. Lapidar o outro é algo que leva muito mais tempo, pois precisa de amadurecimento profissional. É quando o outro não é mais visto como seu concorrente, mas sim um companheiro de trabalho. Aquele que brilha também ilumina a todos da equipe. Não apaga ninguém! Esse é o espírito do líder diamante. 

E as Bibliotecas escolares? Como estão? 

Recentemente tive a oportunidade de conhecer através das formações realizadas durante a pandemia grandes valores, grandes diamantes exercendo com compromisso, envolvimento e motivação suas atividades profissionais no âmbito das bibliotecas escolares. Profissionais com ideias brilhantes, que com ajuda de outros profissionais e outros colegas também diamantes conseguiram superar as dificuldades que a pandemia impôs. Desafiados dentro de novos contextos híbridos, assíncronos, disruptos... conseguiram o que poucos tiveram coragem de transgredir o limiar para uma nova, diferente e inimaginável rotina de trabalho. 

Conheci profissionais que transformaram seus espaços de trabalho e migraram para as nuvens não apenas os livros de domínio público, mas principalmente engajaram os estudantes numa viagem por todas as plataformas e redes sociais: whatsapp, Facebook, Twitter, Blog, Instagram, Wix.., além de realizarem parcerias com Universidades para amplificar o alcance de seus projetos escolares e repercutir dentro de suas cidades interioranas. 

Mas, é preciso mais! Vamos colocar luz sobre esses profissionais de destaque! Faz-se necessário ressaltar que são professores de formações diversas, que têm em comum o desejo de lutar por uma educação de qualidade. Portanto, merecem nosso respeito e principalmente que divulguemos seus trabalhos para que outros colegas se motivem, e estimulados possam buscar sua própria lapidação. Compartilhar conhecimento gera uma sinergia de conhecimentos de modo infinito. 

Mas não esqueçamos...o diamante na realidade é tão somente um pedaço de carvão que se beneficiou ao máximo da pressão e temperatura para se desenvolver e chegar a ser uma preciosa joia. 

E você, o que faz a partir de sua posição profissional? Age como: Líder Carvão ou Líder Diamante? 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Professora Noêmia pelo brilhante texto e reflexão primorosa. E também pela homenagem e reconhecimento do trabalho das Coordenadoras e dos Coordenadores de Bibliotecas.👏🏻🌹📚✍️

    ResponderExcluir

Seu texto faz toda a diferença nesse blog e pode ser a diferença também na vida e nas escolhas de outro aluno.
Boa Leitura!