24 de ago. de 2021

O MAIOR LEGADO! Por Prof. Amauri Alves

Texto do Prof. Amauri Alves


 O MAIOR LEGADO!


O dia era 10 de Julho de 323 a.C. Na antiga Pérsia, em pleno campo de batalha, Alexandre, o Grande, estava morrendo em uma cabana militar, cercado por seus generais e ministros. Porém, antes de morrer fez três pedidos para eles:

 _ Quando eu morrer quero que os meus melhores médicos carreguem o meu caixão até a minha cova; quero que espalhem tudo que eu conquistei (ouro, prata, joias e pedras preciosas) pelo caminho onde o meu corpo passará até à porta do cemitério; quero que minhas mãos estejam de fora do caixão à vista de todos.

Diante destes pedidos estranhos um dos generais pergunta ao grande imperador:

_ Qual a razão destes pedidos, senhor? Ao que Alexandre respondeu:

_ Para que todos saibam que os médicos não têm poder para curar a morte; que tudo que conquistamos aqui neste mundo, fica neste mundo; que viemos ao mundo de mãos vazias e voltaremos de mãos vazias!

Qual legado deixaremos para a posteridade? Que tipo de herança deixaremos para nossos filhos? Quando partirmos, qual contribuição deixaremos para quem ficar?

Só sabemos o que deixaremos quando descobrirmos o que viemos realizar nesta vida! E a partir desta constatação iniciaremos o processo de construção de nossa herança para o mundo. Enquanto pais, professores, filhos, cidadãos de forma geral, o que estamos construindo?

Alguém, em algum lugar no tempo e no espaço, disse:

_ Para não ser esquecido uma pessoa deveria fazer três coisas: primeiro, plantar uma árvore; segundo, escrever um livro; terceiro, gerar um filho.

Contudo, a maior herança que podemos deixar no mundo é a impressão positiva no coração das pessoas. Impressão significa tocar a consciência, influenciar, estimular, encorajar! E essa impressão positiva só pode ser repassada por aqueles que um dia compreenderam a graça do amor de Deus derramado em cada coração.

Que sejamos influenciadores do bem! Que possamos impactar pessoas com boas atitudes! Que tenhamos consciência da efemeridade da vida! Pois tudo passa! Pois tudo fica! O poeta um dia escreveu: “da vida não levo nada, do jeito que a vida vem; depois de fechar os olhos ninguém é ninguém”!

Concluindo, ficamos com a palavras de Jesus de Nazaré: “Não ajuntem tesouros na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam casas e os furtam. Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. Onde seu tesouro estiver. Ali também estará seu coração”. A maior herança que podemos deixar é o bem que praticamos no nosso dia-a-dia. Isso é juntar tesouros no céu. Esse, sim, será nosso maior legado!

Paz e bem para todos! 

Prof. Amauri Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu texto faz toda a diferença nesse blog e pode ser a diferença também na vida e nas escolhas de outro aluno.
Boa Leitura!