LEITURA RECOMENDADA

Morte e Vida Severina
Livro de João Cabral de Melo Neto

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Vidas Secas
Livro de Graciliano Ramos

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

A hora da Estrela
Livro de Clarice Lispecto, solicitado para quem vai fazer o SSA.

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Primeiras Estórias
Livro de João Guimarães Rosas, solicitado para quem vai fazer o SSA.


 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Querido aluno, essa obra foi escrita por um escritor do pré-modernismo (Lima Barreto 1881-1922), é dividida em três partes e narra a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público que pretende valorizar a cultura do país.
É uma linda história de grandes e integrantes acontecimentos. Agora vamos a leitura

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Helena

Saudações querido aluno, nesse primeiro bimestre de 2022 vamos iniciar nossos trabalho de recomendação de livros para sua leitura com um clássico de Machado de Assis. Iniciaremos com Helena, uma aventura repleta de dramas humanos que nos fazem refletir sobre nossos caminhos na vida e sobre o peso das realidades diversas que podemos encontrar por aí, no que diz respeito a herança e amores.

  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

8 comentários:

  1. Parabéns pelos resumos , síntese aqui descritos

    ResponderExcluir
  2. Dissertação: o livro "Em busca de mim" fala sobre o Bruno, um menino de família rica, que mais tarde descobre ser adotivo e começa uma busca a procura dos seus verdadeiros pais. Ao descobrir toda a verdade ele sente raiva dos seus pais adotivos e se sente traído e decide começar a procura dos seus pais de sangue, com a ajuda de Tia Marta dona de uma escolinha para crianças que recebe bebês para adoção, foi ela quem recebeu Bruno de uma irmã da sua funcionária e alguns anos depois ele descobre toda a verdade, a busca ao seus pais verdadeiros foi um processo muito longo e cansativo e durante esse tempo aconteceu muitas coisas com Bruno, decepções, revoltamento, aceitações e por fim, amadurecimento. Durante esse tempo Bruno também aprendeu muitas coisas sobre a história dos seus pais e começou a enxergar o mundo de uma maneira diferente da que enxergava já que, descobriu que seus pais de sangue eram de um mundo totalmente diferente do que ele vivia, depois de muito sofrimento sobre tudo isso, e por fim ter descoberto toda a verdade da sua história e a história dos seus pais, ele decide deixar isso de lado depois de anos de busca e entende que, seus verdadeiros pais foram os que o escolheram e o cuidaram durante toda sua vida.

    ResponderExcluir
  3. O livro nos conta inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do roubo para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

    Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.

    Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço. Quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário também ostentar uma posição social reconhecida, freqüentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa.

    No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira. Destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a má influência do meio sobre o homem é o caso do português Jerônimo, que tem uma vida exemplar até cair nas graças da mulata Rita Baiana. Opera-se uma transformação no português trabalhador, que muda todos os seus hábitos.

    A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, João Romão promove várias mudanças na estalagem, que agora ostenta ares aristocráticos.

    O cortiço todo também muda, perdendo o caráter desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.

    O dono do cortiço aproxima-se da família de Miranda e pede a mão da filha do comerciante em casamento. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romão para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado.

    Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascensão social, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicídio, deixando o caminho livre para o casamento de Romão

    Meu nome é Anderson Barbosa 3°B adm

    ResponderExcluir
  4. "Dom Casmurro", escrito por Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira que narra a história de Bento Santiago, conhecido como Bentinho, desde sua infância até a vida adulta. A obra é marcada pela subjetividade e ambiguidade do narrador, levantando questionamentos sobre a veracidade dos fatos apresentados.

    O livro se inicia com a infância de Bentinho, que vive em uma casa ao lado da de Capitu, sua grande amiga de infância. Os dois crescem juntos e desenvolvem uma forte ligação. No entanto, a mãe de Bentinho, Dona Glória, deseja que seu filho se torne padre, o que acaba gerando um conflito entre os desejos do protagonista e as expectativas familiares.

    Bentinho entra no seminário para seguir a carreira religiosa, mas seu amor por Capitu o perturba constantemente. Ao sair do seminário, ele decide se casar com ela e os dois vivem uma vida aparentemente feliz. No entanto, surgem dúvidas sobre a fidelidade de Capitu quando Bentinho começa a desconfiar que seu filho Ezequiel é na verdade filho de seu melhor amigo Escobar.

    A partir desse momento, o ciúme e a desconfiança corroem o relacionamento de Bentinho e Capitu. O protagonista se isola cada vez mais em sua solidão e amargura, tornando-se um homem recluso e melancólico.

    A obra é narrada por Bentinho em primeira pessoa, o que gera uma série de reflexões sobre sua memória e capacidade de contar os fatos com imparcialidade. O leitor é constantemente desafiado a questionar a veracidade dos eventos narrados e a interpretar as ações dos personagens.

    "Dom Casmurro" aborda temas como amor, ciúme, traição, memória e subjetividade. Machado de Assis utiliza uma escrita irônica e perspicaz, explorando a psicologia dos personagens de forma profunda.

    No final da obra, o leitor é deixado com uma sensação de incerteza, sem ter certeza se Capitu realmente traiu Bentinho ou se tudo não passou de fruto da imaginação do protagonista. A ambiguidade presente na narrativa faz com que o livro seja objeto de diversas interpretações e debates até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  5. Maria Alice, 1ºBDS
    Livro: Sempre haverá um amanhã.
    O livro conta a história da família de Samanta e Daniel, que tem dois filhos. A história começa com a chegada de Mahara, primeira filha menina do casal.
    Samanta é uma mulher fria, não tão sentimental, já Daniel é o oposto, é exagerado, muito sentimental e ama mimar seus filhos. Daniel tem esperança que sua filha tenha facilidade em se expressar e em demonstrar seus sentimentos, assim como ele.
    O casal começa a reparar que Mahara não se desenvolve tanto quanto os outros bebês, pensam em procurar ajuda e descobrem que a menina tem retardo mental. Samanta não expressa nenhuma emoção, Daniel então, chora, sem saber o que fazer, nem o que pensar.
    Dois anos se passaram, e Daniel continua perdido, forçado a aceitar a realidade. André, filho mais velho do casal, começa a reparar no desenvolvimento de sua irmã mais nova, e comenta com o pai que os colegas “zoam” ele o irmão, chamando a menina de retardada. O pai explica que ela realmente vai demorar um pouco mais que as outras crianças pra aprender as coisas, e fala pros meninos não ligarem pra o que os colegas dizem.
    Mahara vai crescendo, e quando a mesma completa cinco anos, os seus pais decidem colacá-la na escola. Daniel insiste em colocar a menina em uma escola regular, e não para especias, mas não é qualquer escola de ensino regular que aceita as condições da menina.
    Os pais chegam a um consenso, e optam por uma escola de ensino especial, e aí, passam a ver o desenvolvimento e a mudança de Mahara.
    Ela faz doze anos, crescendo e aprendendo um pouco mais a cada dia, mas ainda tem a mente de criança, e adolescentes mais velhos que ela, tentam tirar proveito, ou fazer brincadeiras de mal gosto por suas condições.
    Samanta recebe uma proposta de passar um ano nos Estados Unidos a trabalho, no começo, fica um pouco intrigada em deixar ou não a família no Brasil, mas depois de uma conversa com Daniel, eles chegam a um acordo. Samanta viaja com seu filho Tiago, e Daniel continua no Brasil cuidando de Mahara com a ajuda de sua mãe, e com André, que continua com sua faculdade de medicina.
    O tempo passou, Samanta e Tiago voltam para o Brasil, Mahara concluiu tudo na escola especial e está pronta para ingressar numa escola de ensino regular. E assim é feito, apesar dos comentários maldosos de alguns alunos e até de alguns pais, a menina se adapta a realidade.
    O livro finaliza com Mahara concluindo o fundamental, André, seu irmão concluindo a faculdade de Medicina e, Tiago começando a faculdade de Direito. Os pais estão agora trabalhando num projeto junto com outros pais, que ajudem crianças e adolescentes como Mahara em seu futuro.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Matheus Henrique de Moura Damião, 1° A ADM
    Livro: Com certeza tenho amor

    A Obra de Marina Colasanti "Com certeza tenho amor" é um livro em que, apesar do título e diferente dos outros, cada capítulo é um conjunto de acontecimentos ou histórias diferentes para lidar com vários tipos de situações, como o medo, a raiva, a vontade, a ganância, e até mesmo, o imaginário.

    Sendo eles:
    'A Morte e o Rei', que cita um conto aonde um suposto rei estaria prestes a falecer, porém, ele ainda tinha um dever a cumprir, uma guerra entre reinos. E então a morte o aguarda concluí-la.
    'No Aconchego de um Turbante', cita um conto aonde um jovem rei em que, herdou certas fortunas de seu pai, como roupas chiques e luxuosas, contando também, com um turbante. Tão confortável em que uma cegonha se aconchega em cima.
    'São os cabelos das Mulheres', cita um conto em que certo dia chuvoso, em uma aldeia de montanha, certos velhos sábios de acordo com tradições, seria os cabelos das mulheres causando aquela tremenda chuva e também outros acontecimentos futuros.
    'Como cantam as Pedras', que conta uma história em que um cavalheiro medieval após uma grande batalha se deita na grama de exaustão, então muitos anos se passam enquanto o mesmo ainda dormia. Até que certo dia ele tentou acordar e, todo seu corpo estava petrificado, e naquele local, ele se tornou uma pedra falante em que todas as pessoas que passavam por lá, ficavam amedrontadas.

    Também contendo capítulos como:

    'Com certeza tenho Amor';
    'Rosas na Cabeceira';
    'Na sua justa Medida';
    'Quem me deu foi a Manhã';
    'A Cidade dos cinco Ciprestes';
    'Entre eles, Água e Mágoa';
    'Na neve, Os Caçadores'.

    Em cada capítulo é contado um conto com algum tipo de Eufemismo em que sempre tenta nos esconder uma mensagem ou que nos quer dizer alguma moral de história, assim, tornando este livro excepcional.

    ResponderExcluir
  7. O Livro " Um dia de Cada Vez" da autora Courtney C. Stevens, retrata a realidade de Lex, uma menina que foi abusada sexualmente em um verão e de Bodee, um menino cujo o pai matou a mãe.
    Uma leitura tranquila que aborda cautelosamente a violência sexual e como o ambiente e os relacionamentos podem interferir para um futuro depoimento da vítima.
    O convívio familiar é importante para a estrutura emocional da vítima, no livro podemos observar o constante atrito entre Lex e sua irmã Kayla, dificultando o equilíbrio emocional de Lex, que vive escondendo suas verdadeiras emoções por que não se sente acolhida e nem ouvida dentro de casa.
    A influência do autor do abuso com a vítima ( Lex ) é perceptível, pois o abusador, Craig, cunhado da Lex, sempre fez parte da família e a sua amizade com a prota a fez se calar. Por que, ela mesma conta, as diversas "desculpas" que ela conta pra si, é apenas para mascarar a decepção e a culpa por não poder ter se defendido no momento da violência e por sua relação de longa data com Craig. Se importando em como o seu segredo afetará a vida do mesmo e a todos a sua volta.
    Incluindo o fato de que o ambiente é também importante. Caso a Mãe de Lex ou mesmo o pai, tivesse construído um costume de escuta ou falar sobre assuntos como o sexo consentido, quem sabe assim, Lex poderia ter contado bem antes. Ou se Kayla, tivesse mais amor fraternal, a confiança que poderia ter sido construída, poderia ser de grande ajuda para o enfrentamento da situação.
    Bodee, o garoto que vai pra sua casa, ambos compartilham a dor e começam uma trajetória de cura. Ele, o depoimento contra o seu pai e ela, contar a verdade sobre o que aconteceu exatamente no verão passado. O enredo possui controvérsias, como adolescentes egoístas e paixonites atemporais, mas o interessante, é a construção resumida que a autora faz com os sentimentos de Lex. Ela não consegue falar, mas Bodee quer que fale, e isso gera mais um atrito na vida dela. Essa dificuldade de fala por causa do laço entre Lex e Craig é nauseante, porém é um fato que acontece na sociedade. Bodee sabe disso, mas é difícil aceitar e isso pode ser uma realidade de muitas pessoas que sabem de um abuso que aconteceu com alguma pessoa próxima, mas é impossibilitada de falar, porquê a pessoa em questão não deixa. É frustrante e a autora traz isso de forma leve, para que o contexto fique objetivo.
    Por fim, recomendo a leitura para todas as garotas que passaram por uma situação parecida e que se sintam acolhidas, e para aquelas que não passaram, que fique claro que nenhuma voz pode ser calada ou roubada, e que nenhuma desculpa justifica a dor que o abusador causa.

    ResponderExcluir

Seu texto faz toda a diferença nesse blog e pode ser a diferença também na vida e nas escolhas de outro aluno.
Boa Leitura!