A muito anos a escola dedica tempo e esforço docente ao Projeto Concerto Pitagórico. Esse projeto é um sucesso em todas as competência humanas que a escola resolveu trabalhar desde o ano de 2010/2011.
Os alunos são incentivas através da ação canto coral a trabalhar o civismo, noções de hierarquia, liderança e protagonismo. Isso tudo em apenas um projeto, no qual os alunos começam a ser trabalhados apenas com um conjunto de regras que evolui em uma apresentação artística cultural.
São entoadas canções do cancioneiro brasileiro e do cancioneiro internacional. É isso mesmo, os alunos cantam em Português e em Inglês, e são julgados por isso no que diz respeito a harmônica e sintonia das vozes, beleza de conjunto e trajetória de apresentação. É o grande espetáculo da escola com uma duração de quatro horas de show para toda a nossa comunidade escolar.
Todos os docentes da escola ajudam. Seja observando os alunos durantes o ensaio e ou fornecendo dicas de como melhorar as apresentações. Também são dadas dicas de músicas e melhorarias na construção de cada uma das apresentações. Os professores são os grandes agente de intervenção e mediação de conflitos. E como aparecem conflitos! E como é gratificante ver a interferência de todos os professores em soluciona-los e construir um belo espetáculo.
Para os alunos o Pitagórico, como é carinhosamente chamado, é uma festa de tantos. Tantos talentos surgindo com novos líderes em todas as sala. Vemos o amadurecimento dos alunos surgindo com a construção de soluções políticas. Eles debatem um problema, e buscam uma solução que é boa para todos que fazem parte daquele grupo. Isso é que é aprendizagem para a vida, é assim que se constrói a vida dentro de uma escola. Criamos problemas reais, que precisam de uma solução que não depende de maioria e sim de ser eficaz para todos os sujeitos envolvidos na apresentação.
Nesse grandioso evento, nós professores da escola pedimos a ajuda de algumas pessoas da comunidade timbaubense. Nesse ano em especial foram Prof.a Fafá, Prof. Nino, Prof.a Nair Regina e Prof. Paulo. Esses agentes de nossa comunidade, ligados a cultura e as artes em nosso município fizeram a gentileza de participar do Concerto Pitagórico com a dificílima tarefa de atribui pontuação nas apresentados dos alunos.
Criado para incentivar o desenvolvimento pleno dos alunos, com olhos voltados a competências humanas e sociais, esse foi o Concerto Pitagórico 2022, onde agora mostramos algumas fotos o vídeos para o deleite de quem não pode está presente fisicamente:
Enviar Músicas
Termo de autorização para uso da imagem.
Regras do Concerto Pitagórico
TÍTULO I
CONCERTO PITAGÓRICO
CAPÍTULO I
Dos Inscritos
Art. 1 É solicitada a apresentação de toda a turma matriculada nesse ano letivo.
CAPÍTULO II
Da Finalidade
Art. 2 Levar as turmas a consolidar o domínio dos hinos pátrios. Os quais serão utilizados no dia 7 de setembro por ocasião da abertura das comemorações do dia Independência em nosso município, onde pelo costume se atribui o hasteamento da bandeira nacional a essa escola.
Art. 3 Levas o indivíduo à solução de problemas mediante o diálogo, formação de liderança, espírito empreendedor. Art. 4 Resgatar a cultura nacional com a execução de danças coreografadas pelos alunos em suas respectivas salas.
Art. 5 No âmbito educacional, uma das grandes preocupações é a de oferecer oportunidades e estímulos para que os jovens alunos pratiquem atividades artísticas e culturais, encaminhando à cooperação e às trocas sociais desenvolvendo a compreensão mútua pelo intercâmbio de ideias propiciando a si vivência dos próprios sentimentos.
Art. 6 Através do canto coral, educadores e alunos estarão contemplando objetivos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, possibilitando o exercício da cidadania e a construção do conhecimento.
Art. 7 As apresentações, fora do âmbito escolar, contribuem para a valorização dos educandos e educadores, estimulando-os para o desenvolvimento de novos Projetos Educacionais.
CAPÍTULO III
Da Apresentação
Art. 8 Será de responsabilidade da turma a edição do áudio e gravação de suas respectivas imagens de ensaios e da apresentação artística e cívica.
Art. 9 O áudio dever ser em formato mp3 para acesso a computador ou caixa de som, devendo ser entregue no dia da apresentação em pendrive com apenas conteúdo relativo a apresentação, o nome do arquivo deve ser o mesmo nome da turma.
a) É necessária a entrega por escrito do texto cantado a Prof. Bezerra até o dia 27 de maio de 2022. Art. 10 A sala deve dispor de no mínimo 97% dos alunos quando em execução cívica.
Art. 11 Conduta de avaliação nos hinos cívicos:
1 – Postura do conjunto.
2 – Movimento de entrada e saída.
3 – Harmonia.
4 – Não utilização de papel com hino escrito.
5 – Uso de fardamento.
6 – Ritmo.
7 – Afinação.
Art. 12 Conduta de avaliação da atividade cultural:
1 – Caracterização.
2 – Sincronismo da coreografia.
3 – Formação de entrada da apresentação.
4 – Formação de saída da apresentação.
5 – Complexidade dos movimentos coreográficos.
6 – Motivação do conjunto.
Art. 13 A caracterização não fará alusão à sensualidade vulgar do corpo da mulher e do homem.
Art. 14 É autorizado o uso de cenário, contanto que o mesmo não venha a interferir na apresentação de outras turmas. Havendo interferência na apresentação de outra turma será penalizado com a perca de 5 pontos.
Parágrafo 1 – não é autorizado o uso se eletricidade no cenário
Parágrafo 2 – não é autorizado o uso de fogo ou água no cenário
Parágrafo 3 – não é autorizado o uso de motocicleta ou bicicleta ou veículo no cenário
Parágrafo 4 – não é autorizado o uso de fumaça no cenário
Parágrafo 5 – proibido fogos de artifícios
Art. 15 É autorizado o uso de instrumentos musicais para as apresentações desde que os instrumentos sejam da própria turma ou cedidos pelo acervo da escola.
Parágrafo único – os músicos têm que ser da própria sala.
Art. 16 Da execução das músicas:
Parágrafo 1-
a) Primeiro ano – Hinos de Timbaúba, Música Gospel e MPB (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal Costa) b) Segundo ano – Hino de Pernambuco, Música gospel e MPB. (Renato Russo (Legião urbana), Rita Lee, Tom Zé, Nara Leão)
c) Terceiro ano – Hino da Independência, MPB (Cazuza, Maria Betânia, Jorge Ben Jor, Arnaldo Antunes) e música Internacional (escolhida pela turma e enviada letra para comissão).
Parágrafo 2 – A música MPB pertencerá ao cancioneiro gravado e ou escrito de modo solo e ou em parceria por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal Costa, Renato Russo (Legião urbana), Rita Lee, Tom Zé, Nara Leão, Cazuza, Maria Betânia, Jorge Ben Jor, Arnaldo Antunes de modo que nenhuma sala cante a mesma música. Podendo haver remix com no máximo três músicas cantadas.
Parágrafo 3 – A música em inglês e a gospel ficará a critério da turma; de modo que nenhuma sala canta a mesma música. Podendo haver remix com no máximo três músicas.
a) A partir do dia 25/04/22 será enviado para os representantes de turma responder um formulário (google forms), para enviarem as músicas e os cantores escolhidos, com prazo para responder até o dia 29/04/22; podendo fazer mudanças de músicas, após todas as turmas terem feito suas respectivas escolhas, desde que autorizado pela comissão organizadora.
b) Caso haja escolha da mesma música, ficará com a música a turma que enviou sua escolha primeiro.
Art. 19 Não é permitido, em hipótese alguma, a penalidade será de 10 pontos para:
Parágrafo 1 - Uso de equipamento que ponha em risco a própria segurança e ou a segurança de terceiros. Parágrafo 2 - Repetição do repertório.
Parágrafo 3 - Contratação de coreografo ou similar que trabalhe na escola ou fora dela. E vídeo que comprove tal prática resultará na perca de 50 pontos.
Parágrafo 4 - Trazer pessoas de fora do ambiente escolar com pretextos diversos de suposta ajuda. Parágrafo 5 – é proibido trazer ex-alunos para o evento
Parágrafo 6 – aluguel de ambiente para ensaios noturnos.
Parágrafo 7 – Pedir aula fora do calendário para ensaiar.
CAPÍTULO IV
Dos Jurados
Art. 20 Serão escolhidos para serem jurados pessoas da comunidade.
Art. 21 As decisões dos jurados não estão sujeitas a alterações por parte da comissão.
Art 22. Pontuação por quesito será entre 5 a 10 pontos por quesito.
CAPÍTULO V
DA PREMIAÇÃO
Art. 23 Será premiada a sala, em Matemática, Física, Química e Biologia da seguinte forma:
1º colocado – 2 (dois) pontos.
2º colocado – 1,5 (Um e meio) pontos.
3º colocado – 1 (Um) ponto.
4º colocado – 0,5 (meio) ponto.
Art. 24 Será solicitada a entrega da relação dos alunos não participantes que conste de nome completo e identificação da turma digitado e em papel oficio à Prof.ª Jaqueline Sotero.
CAPÍTULO VI
DOS ENSAIOS
Art.25 Os ensaios realizados na escola serão iniciados com aulas semanais no estudo orientado, revisados em quantidade pela comissão organizadora em conjunto com a Gestão Escolar e posteriormente divulgada para os alunos. a) O descumprimento do calendário será punível com a perca de 10 pontos.
b) O descumprimento pela segunda vez será punível com a perca de 20 pontos.
c) O descumprimento do calendário com agressão verbal a colegas ou funcionário da escola custará 30 pontos. d) O descumprimento do calendário com agressão verbal a colegas ou funcionário pela segunda vez custará 50 pontos. Art.26 O número de ensaios será igual para todas as salas de aulas.
a) O ensaio extra custará a perca de 10 pontos por cada ensaio em desfavor da sala.
b) Na ausência de ensaio, em virtude de programação extra da escola, haverá a reinserção do ensaio faltoso em até duas semanas, onde a escola providenciará o local e o horário mais adequado para a reposição, o qual não atrapalhe as atividades didáticas do cotidiano escolar.
Art.27 Os ensaios não podem ser realizados em frente aos banheiros da escola porque produzem muita poluição sonora, incomodando as atividades didáticas da escola.
a) A desobediência custará 10 pontos em desfavor da sala.
b) A cada repetição a sala perderá 15 pontos.
Art.28 Os ensaios serão acompanhados pelo professor regente de sala que não deve se ausentar por motivo de segurança dos alunos.
a) O descumprimento custará 5 pontos em desfavor da sala.
b) Na falta do professor a turma poderá solicitar um funcionário da escola para acompanhá-la e não perderá ponto com isso. Art.29 Não será permitida a entrada de ex-alunos para auxiliar no ensaio de qualquer sala de aula. a) A entrada acarretará a perca de 10 pontos.
b) Se o aluno entrar escondido a perca será de 20 pontos.
Art.30 Não será permitido que aluno de outra turma ensaie turma de sua afinidade com o objetivo de adquirir vantagem financeira ou de apenas deixar suas atividades didáticas.
a) O ensaio custará à turma 10 pontos em seu desfavor.
b) O ensaio escondido custará à turma 20 pontos em seu desfavor.
Art.31 Não será permitida a contratação de coreografo, porque a atividade é didática e envolve pesquisa dos próprios alunos. Parágrafo Único – O descumprimento custará 50 pontos em desfavor a sala.
Art.32 Não há autorização da escola ou de professor para ensaios ao sábado ou para ensaios em casa. Parágrafo Único - Se algum pai de aluno ligar para a escola com o intuito de confirmar se a escola/professor marcou ensaio em local fora da escola ou aos sábado a turma perderá 50 pontos.
CAPÍTULO VII
DA ARESENTAÇÃO
Art.33 Os Primeiros anos do EM farão suas entradas para cantar o hino determinado e uma segunda entrada para cantar, nesta ordem a música gospel e a MPB, num intervalo máximo de 8 minutos;
Art.34 Os Segundos anos do EM farão suas entradas para cantar o hino determinado e uma segunda entrada para cantar, nesta ordem, a música Gospel e a MPB, num intervalo máximo de 8 minutos.
Art.35 Os Terceiros anos do EM farão suas entradas, para cantar o hino determinado e uma segunda entrada para cantar, nesta ordem a música Internacional e a MPB, num intervalo máximo de 8 minutos.
CAPÍTULO VIII
DAS PUNIÇÕES
Art.36 Para que haja punição tem que haver uma queixa formal encaminhada diretamente ao professor Hedilberto Apolinário em duas vias indicando:
a) A sala de aula queixosa.
b) A sala de aula sobre a qual se queixa.
c) Data e hora do ocorrido.
d) Narrativa detalhado do ocorrido, indicativo de testemunhas que possam ser convidadas pelo professor para averiguação. e) Fotos ou vídeos do ocorrido, se possível.
f) Assinatura do representante de sala ou do vice representante de sala.
g) Visto do mestre de turma.
h) O evento da queixa deve ter ocorrido a no máximo 10 dias da queixa formal, caso contrário a possível transgressão terá prescrevido.
i) As queixas realizadas nos 10 dias que antecedem o evento e no dia do evento serão julgadas até a divulgação do resultado. Art.37 O Aluno que divulgar mensagens de ódio nas redes sociais ou denegrir a imagem dos colegas de escola ou da escola no que diz respeito ao festival terá as seguintes consequências:
a) Perderá 2 pontos de participação nas disciplinas envolvidas no Projeto.
b) Por cada mensagem divulgada para ofender a turma e ou um colega perderá 2 pontos.
Art.38 Os casos omissos serão julgados por pelo menos dois professores que compõem a comissão
CAPÍTULO IX
DA APURAÇÃO
Art. 39 Os envelopes com as notas dos jurados serão abertos imediatamente após o encerramento do concurso. E feito o somatório das notas.
Art. 40 As queixas serão julgadas logo após o encerramento do concurso. As referidas deverão ser escritas e encaminhadas ao professor Hedilberto Apolinário em folha de papel A4 com identificação da turma queixosa e descrição do referido suposto descumprimento de norma ou injustiça.
Art. 41 O resultado será divulgado após o somatório das pontuações e julgamento das queixas.
Dos Casos Omissos
Art. 42 Os casos omissos serão decididos pelo colegiado formado pelos professores da comissão organizadora do concurso. Art. 43 As decisões dos casos omissos serão pronunciadas sem indicação de origem de votos e sem contestações.
Anexo 01
HORÁRIOS DE ENSAIOS – 2022
Locais de ensaios: na quadra, em frente a quadra, no refeitório, em frente ao auditório. OBS:
• sempre que terminar os ensaios deixar o ambiente organizado.
• Não ensaiar na frente dos sanitários, conforme regulamento, sob pena de perder pontos.
• Havendo necessidade aumentaremos os números de ensaios.
Timbaúba, 04 de abril de 2022
A Comissão
CONCERTO PITAGÓRICO – 2022
MÚSICAS ESCOLHIDAS
1º A - ADM
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Timbaúba |
|
|
1º B – ADM
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Timbaúba |
1 - Só tu és santo - grupo morada 2 - Ousado amor - Isaías Saad |
1 – Reconvexo - Caetano Veloso |
1º
A – DS
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Timbaúba |
1 - Galileu ( Fernandinho ) |
1 - João e Maria ( Chico Buarque ) |
1º
B – DS
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Timbaúba |
1
- Força
e Vitória - Padre Marcelo Rossi |
1 - O Quereres - Caetano Veloso |
2º
A – ADM
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Pernambuco |
1 - Ousado Amor- Isaías Saad |
1 – Será - Legião Urbana |
2º
B – ADM
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Pernambuco |
1
- Lindo
és- Gabriel Guedes |
1
– Pais
e filhos-legião urbana |
2º
A – DS
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Pernambuco |
1 - Aleluia - ISADORA |
1 – Era venenosa - Rita Lee |
2º
B – DS
HINO |
GOSPEL |
MPB |
Hino de Pernambuco |
1 - Ninguém explica Deus – Preto no branco |
1 – Tempo perdido – Legião Urbana |
3º
A – ADM
HINO |
MPB |
INTERNACIONAL |
Hino da Independência |
1 - Brasil - Cazuza |
1 – Boys and Girls - Jadem Smith |
3º
B – ADM
HINO |
MPB |
INTERNACIONAL |
Hino da Independência |
1
- Velha
Infância (Arnaldo Antunes) |
1
– Girls
Just Want to Have Fun (Cyndi Lauper) |
3º A – DS
HINO |
MPB |
INTERNACIONAL |
Hino da Independência |
1
- País
tropical - Jorge Ben Jor |
1
– Uptown
funk - Bruno Mars |
3º B – DS
HINO |
MPB |
INTERNACIONAL |
Hino da Independência |
1 - Exagerado-Cazuza |
1
– The
wall- Pink Floyd |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu texto faz toda a diferença nesse blog e pode ser a diferença também na vida e nas escolhas de outro aluno.
Boa Leitura!